Atualmente, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a endometriose é um quadro que acomete diversas mulheres, das mais diferentes idades. Por esse motivo, é de suma importância conhecer o próprio corpo e saber identificar quando algo de errado ou atípico está acontecendo. Para saber mais, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Mas afinal, o que é a endometriose?
Em primeiro lugar, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior nos explica que o útero é revestido por um tipo de tecido que recebe influência dos hormônios, de forma que a sua espessura engrosse e seja expelido durante o ciclo menstrual da mulher, o que é considerado completamente normal. Porém, quando esse tecido cresce em outros lugares, como, por exemplo, na cavidade abdominal, a mulher é diagnosticada com endometriose.
Dessa forma, como o tecido está crescendo em outras partes do corpo feminino como, por exemplo, ovários e bexiga, o tecido não é expelido durante a menstruação. Assim, a sua permanência causa dores intensas, que podem afetar a vida cotidiana da paciente se não for tratado da maneira correta com um profissional de confiança, que entenda as particularidades de cada organismo.
Como identificar a endometriose?
Segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, antes mesmo que você procure um médico, a endometriose apresenta alguns sintomas que podem ser identificados. Nesse sentido, é possível notar cólicas mais fortes, dor durante ao urinar e durante as relações sexuais, infecção urinária recorrente, problemas para dormir e alterações intestinais durante o período menstrual. Logo, ao perceber esses sintomas, é interessante procurar um médico de confiança.
Quais exames são feitos para diagnosticar a endometriose?
Após procurar um médico, ele pedirá alguns exames para poder dar o diagnóstico ou descartá-lo. De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, alguns desses exames são: exame vaginal e retal para investigar massas ou sobressalentes, ultrassom transvaginal para analisar os órgãos que fazem parte da estrutura pélvica. Já a ressonância magnética é comumente solicitada quando há o diagnóstico positivo, para acompanhar uma possível evolução da doença.
Endometriose pode virar câncer?
O Dr. Orcione Guimarães Júnior nos explica que o receio da doença virar câncer, é um dos grandes dilemas das mulheres que são diagnosticadas com endometriose. Porém, quando feito o tratamento da maneira correta, a chance desse tipo de desenvolvimento é de apenas 1%. Logo, fica evidente a importância de começar a tratar logo após o resultado positivo para a doença.
Esse pode ser um momento bastante delicado na vida das mulheres, porém, como dito anteriormente, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior ressalta que o tratamento é eficaz se feito de maneira correta. Então, não deixe de fazer seus exames de rotina e esteja sempre atenta às mudanças do seu corpo, isso fará com que o tratamento seja ainda mais leve, possibilitando que você viva sua vida normalmente.