Já parou para pensar em quanto você gasta por mês apenas abastecendo o seu veículo? Flávio Corrêa Leite, que é empresário e dono do Grupo AL, comenta que recentemente, uma pesquisa feita com alguns brasileiros revelou que a média gasta é de cerca de R$ 875,00 por mês. Um valor consideravelmente alto, não é verdade? Isso sem contar a limpeza, revisão e demais gastos com o veículo ao longo do dia.
Mas se disséssemos que existem algumas estratégias úteis que facilitam a economia da gasolina, você as colocaria em prática? Esperamos que sim, pois neste artigo, iremos revelar 5 segredos que te farão economizar ainda mais na hora de abastecer o seu veículo. Portanto, se você considera esse tema interessante, vale a pena ler o texto até o final!
- Abasteça o seu veículo pela noite
Você já se perguntou qual seria o melhor horário para abastecer o seu veículo? O expertise no ramo de automóveis, Flávio Corrêa Leite, explica que o melhor momento para fazer isso é durante a noite. E tem uma explicação lógica para isso. Se você já estudou física, deve saber que o calor faz com que haja uma espécie de dilatação em qualquer produto ou objeto. Logo, a própria gasolina sofrerá essa mudança durante o dia devido ao clima mais quente.
- Evite encher o tanque até o final
A segunda dica para conseguir economizar gasolina é evitar encher o tanque até o final. Quando alguém decide abastecer o tanque acima do limite, consequentemente estará prejudicando o filtro de carvão que é o responsável pela coleta de vapor do tanque e pela liberação das impurezas. Assim, ficará mais difícil mantê-lo limpo e com uma função ainda melhor.
- Não dirija com a gasolina escassa
Mas não é só porque recomendamos que você não encha o tanque até o final que você precisa passar a andar com ele quase vazio, não é verdade? O empresário Flávio Corrêa Leite pontua que o grande erro da maioria das pessoas que querem deixar as coisas para depois é abastecer o veículo quando a gasolina estiver no limite. Contudo, essa ação pode causar o entupimento de filtros e bombas e também um superaquecimento do veículo.
- Opte por veículos em tons mais claros
Além dessas dicas de cuidados que foram expostas, há uma que apostamos que você não estava esperando: a cor do carro também tem uma grande influência para a economia do combustível. Lembra quando comentamos sobre a física? Bem, desta vez vamos usá-la como exemplo mais uma vez. Basicamente, quando um carro é mais escuro, por consequência costuma reter mais calor, isto é, ser mais quente. E por ser mais quente, é provável que o consumo do ar-condicionado seja ainda maior, tal como o gasto do combustível.
- Invista em produtos de qualidade
Por fim, a dica que queremos deixar aqui caso você pretenda poupar ainda mais os gastos com o seu automóvel é a de investir em produtos de qualidade. Flávio Corrêa Leite coloca que de nada adianta seguir todas essas estratégias e continuar colocando gasolina de baixa qualidade no veículo, pois isso fará com que ele perca completamente o seu rendimento.
Bom, dadas as dicas, basta você colocar a mão na massa, ou melhor, na “marcha” e seguir tudo direitinho!