Salpicão vegano: a carne de jaca seria uma opção viável para a receita?

Flavio Giusti
Asimov Tchekhov By Asimov Tchekhov
4 Min Read

Você certamente já deve ter visto essa receita em épocas festivas, como o natal e ou ano novo, correto? Como explica o ex-MasterChef Flavio Giusti, o salpicão é um tipo de salada, conhecido pela variada mistura de legumes, frutas e carne de ave desfiada. Mas você já se perguntou como seria servido em uma versão vegana? A carne de jaca verde seria uma opção viável? É interessante sabermos que os ingredientes de origem vegetal são muito versáteis, podendo compor diversos pratos, sendo assim leia o artigo até o final e aprenda essa deliciosa receita, além de descobrir mais sobre essa culinária.

Como surgiu o salpicão?

Trata-se de uma criação brasileira, todavia a palavra “salpicão”, deriva do termo “salpicón”, utilizado na culinária mexicana e francesa, e está atrelado a preparação de um tipo de molho com um ou mais ingredientes crus ou cozidos. O criador do programa VegetariRango explica que o salpicão brasileiro tem origem em meados da década de 50, destinado para festividades especiais.

Mas você tem ideia de quais ingredientes são utilizados na versão tradicional? Geralmente, são adicionados os seguintes insumos: maionese, batata, cenoura, pimentões, carne de frango, salsão e algumas frutas como uva passa e abacaxi. Vale ressaltar, que a receita possui diversas alternativas de preparo, sendo que em todas elas a intenção é servi-la como uma salada. Assim, Flavio Giusti ressalta que é um prato frio, servindo de acompanhamento de outras comidas.

Mas, afinal, como prepará-lo na versão vegana?

É fato que a culinária vegana é alvo de muitas críticas, por conta da falta de conhecimento popular acerca dessa filosofia alimentar. Sendo assim, mediante seus dotes culinários, o criador do VegetariRango visa disseminar o veganismo com receitas práticas e facéis, compostas por ingredientes acessíveis, como a receita de salpicão vegano de carne de jaca verde mencionada.

Para realizar essa deliciosa receita, você vai precisar de:  cenouras, milho verde, ervilha, palmito, maçãs, abacaxi, uva-passa, azeitonas, salsão, cebola, maionese, batalha palha, limão, mostarda e a base da receita — carne de jaca verde. Sim, muitos ingredientes, mas nada como uma salada bem temperada e saudável para consumir sem restrições, certo? Assim, se deseja conferir a receita na prática, acesse o link do canal no Youtube de Flavio Giusti: https://youtu.be/u19laXciahY.

Benefícios da carne de jaca

Caso você não saiba, a carne de jaca auxilia na saúde óssea e capilar, além de estar atrelada à melhora da acuidade visual e do sistema respiratório. Na visão do criador do VegetariRango, essa fruta também melhora o funcionamento intestinal, o sistema imunológico, prevenindo o envelhecimento celular. Sendo assim, por ser composta por vitaminas, minerais, ferro, potássio, cálcio e fósforo, essa carne vegetal é repleta de nutrientes e uma escolha muito viável para compor receitas veganas.

Desse modo, se busca aprender novas receitas veganas e compreender cada vez mais essa culinária, não deixe de acompanhar Flavio Giusti no Instagram (@vegetarirango) e ficar por dentro das suas criações. Saiba, ainda, que o empresário é um renomado idealizador de cursos sobre culinária direcionados para a produção de queijos veganos, além de ser o autor de 5 livros sobre culinária. Logo, para aderir todo esse conhecimento, acompanhe o trabalho do ex-MasterChef e realize a sua transição alimentar com qualidade.

Share This Article
Leave a comment