Muitas pessoas desejam abrir seu próprio negócio, no entanto não se atentam a gestão. Por isso, a economista Claudia Martinez traz alguns pontos importantes acerca desse processo. E você, deseja abrir sua lojinha, ouve as pessoas falando sobre gestão, mas nem imagina o que ela é? Confira abaixo:
O que é gestão financeira?
A gestão, como comenta a renomada Claudia Martinez, é um dos procedimentos estratégicos básicos da administração de uma empresa. Ela é o agrupamento de práticas (de investimentos e despesas), e métodos que possibilitam analisar, controlar e planejar a perspectiva financeira da corporação, fornecendo as ações e recursos essenciais para o traçamento de metas.
O objetivo da gestão financeira é administrar as finanças de uma empresa, direcionando as decisões da instituição. Para isso, é preciso, primeiramente, traçar a meta final que a empresa deseja alcançar, e embasar o planejamento de gastos e ganhos nessa meta.
Para que serve a gestão financeira?
Claudia Martinez pontua que a gestão financeira é essencial para empresas de qualquer porte, pois ela serve para manter o equilíbrio entre os gastos e faturamentos da empresa para que ela sempre opere de maneira lucrativa. Assim, a gestão financeira deve estar em primeiro plano no desenvolvimento da corporação.
Qual a importância da gestão financeira?
Essa estratégia do âmbito administrativo é iminente para os profissionais que atuam na área de gestão analisarem e tomarem decisões para a empresa. Portanto, é necessário que a gestão financeira seja efetuada e arquivada em documentos padronizados como o DRE, para que todos os que precisarem estudá-lo compreendam o cenário financeiro da empresa até o atual momento.
Segundo a célebre Claudia Martinez, o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), que evidencia se as operações da empresa estão gerando lucro ou prejuízos.
Esse estudo da gestão permitirá saber se a corporação pode entrar em um determinado investimento, ou se ela não está apta para este. Essa prática pode auxiliar no conhecimento do que a empresa mais precisa com urgência naquele instante, evitando dívidas desnecessárias.
Quais são os principais tipos de controles financeiros
A gestão financeira, como salienta a economista Claudia Martinez, é uma estratégia que controla os dados financeiros de uma empresa para conhecer quais são suas condições financeiras. Em vista disso, a empresária lista quais são os tipos principais de controles financeiros:
- Fluxo de caixa;
- Controle do capital de giro;
- Balanço patrimonial;
- Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).