A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), inaugurou na última sexta (7/6) o ‘Espaço Vida Marinha’, localizado no Quiosque 1 do Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico do município. O ‘Espaço Vida Marinha’ é fruto de uma parceria entre a prefeitura e diversas entidades dedicadas à conservação e ao estudo da vida marinha como o Instituto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista, o Instituto Argonauta e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Alcatrazes).
A ideia é proporcionar uma experiência educativa e de conscientização ambiental aos visitantes, destacando a rica biodiversidade marinha da região. O local busca promover o turismo sustentável em São Sebastião, atuando como um centro de informações turísticas, trazendo informações sobre passeios de observação de cetáceos no Canal de São Sebastião e no Arquipélago de Alcatrazes; além da exposição sobre a vida marinha, que inclui registros fotográficos do fotógrafo Rafa Mesquita; exposições de ossadas de golfinhos e vértebras de baleias jubartes, oferecendo uma perspectiva educacional sobre a anatomia e a ecologia destes mamíferos marinhos.
Os representantes e os integrantes do Instituto Baleia Jubarte, do Projeto Baleia à Vista, do Instituto Argonauta e do ICMBio – Alcatrazes marcaram presença na abertura, assim como a secretária de turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, o vice-prefeito Reinaldinho Moreira e o prefeito Felipe Augusto. “Fico muito feliz por toda essa união do Poder Público com as instituições. Uma união de todas essas pessoas, com foco na preservação e no turismo sustentável e responsável. Temos estrutura completa e agora pronta para atender o público e os amantes dessas gigantes do mar”, disse a secretária de turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.
“O ‘Espaço Vida Marinha’ representa um passo importante na promoção da conscientização ambiental e da preservação da vida marinha em São Sebastião. Estamos aqui para fomentar o turismo em nossa cidade. Contem sempre com a Prefeitura de São Sebastião, com o nosso empenho e compromisso com o turismo sustentável e a conservação da biodiversidade, para que possamos continuar avançando nas políticas públicas na área de Meio Ambiente e do Turismo. Nossa missão é de contribuir, avançar e continuar defendendo o meio ambiente”, ressaltou o prefeito Felipe Augusto. O espaço pode ser visitado todos os dias, das 9h às 18h.
Temporada de baleias
A cada ano, as baleias jubartes migram para a costa brasileira em busca de águas mais quentes e rasas para acasalar e dar à luz aos seus filhotes. A temporada de avistamento das gigantes do mar pelo canal de São Sebastião vai de maio a agosto, mas a primeira jubarte de 2024 foi vista no Litoral Norte na terceira semana de abril.
Em 2023, a temporada terminou com o recorde de 740 avistamentos no Canal de São Sebastião, e a expectativa para este ano é grande.